-
Arquitetos: WillemsenU
- Área: 170 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rob van Esch, Stijn Poelstra
-
Fabricantes: Ace-Liften, Anyway Doors, Boffi Studio, Grijs Beton Design, J. van de Mortel , OWA Benelux, Sky-Frame, Snep
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num pasto adjacente a uma reserva natural protegida, havia uma cabana para abrigar cabras, demarcando os limites para a construção de novos lares. Como conceber uma residência que, ao invés de perturbar a paisagem natural, realce sua beleza? E, além disso, como conciliar esse objetivo com as rígidas normas de zoneamento?
Os clientes viviam uma vida profissional agitada e buscavam um projeto residencial incomum e impressionante, que lhes permitisse desfrutar plenamente da natureza e encontrar tranquilidade e privacidade.
Ao escolher rebaixar uma parte significativa da estrutura até o solo e cobrir a seção saliente com uma colina, a casa se oculta dos olhos do público e se integra completamente à paisagem. Um recuo no lado privado, em contraste com a colina, proporciona luz natural à casa, ao mesmo tempo em que oferece refúgio para o espaço exterior privado, que fica escondido É um lugar de tranquilidade exclusiva, onde se pode desfrutar do sol, do céu e das copas das árvores, ouvindo apenas o som dos pássaros.
Devido à disposição em diferentes níveis, todos os espaços possuem sua própria identidade e estabelecem relações dinâmicas com a paisagem ao redor. Ao descer dois andares, a vista se estende até o horizonte e a paisagem acima gradualmente desaparece. Ao chegar ao primeiro nível abaixo, você se encontra na sala de estar, desfrutando da vista do mar de flores que colore o terraço do jardim. Mais abaixo, no próximo nível, está o quarto, onde a sensação de estar seis metros abaixo da entrada proporciona uma experiência genuinamente subterrânea. Mesmo assim, a luz do dia ainda permeia o ambiente através de uma estreita abertura, da escada do elevador envidraçado, permitindo que as pessoas circulem sem a necessidade de iluminação artificial.
Um elevador de vidro no vão central torna o prédio acessível para cadeiras de rodas e garante que a casa seja adequada para todas as fases da vida. Os níveis são totalmente integrados, sem corredores ou obstáculos. Outras escolhas inteligentes também contribuem para manter a casa espaçosa, aberta e segura para as crianças, como uma estrutura de madeira que se move à frente da porta de correr localizada acima do jardim inferior caso ela se abra.
A escolha da madeira como material de revestimento é inspirado na antiga cabana de cabras que ficava na propriedade. O padrão da fachada é reproduzido no concreto moldado in loco do teto curvo, onde a forma de madeira criou uma textura de ripas. Materiais translúcidos foram utilizados para permitir a entrada de luz nos níveis subterrâneos.
Ao enterrar a casa sob o solo, os moradores desfrutam dos benefícios do isolamento natural e do resfriamento proporcionados pelas colinas durante o verão, além da agradável interação de luz e sombra nas áreas internas e externas. O telhado curvo se abre sobre as escadas e o elevador, permitindo que a luz entre na residência e ofereça vistas deslumbrantes do céu, enquadradas pela vegetação das colinas. O telhado se integra ao rico cenário vegetativo, contribuindo para a alta biodiversidade da área de proteção natural e servindo como um excelente reservatório de água.